LIVRO: Olho d’água – o caminho dos sonhos, de Roní Wasiry Guará.

737-zoom_20120329160329Apresentamos aqui o livro Olho d’água – o caminho dos sonhos, de Roní Wasiry Guará. O livro foi lançado pelo Grupo Autêntica.

A história “Olho d’água – O caminho dos sonhos”, do escritor indígena Roni Wasiry Guará, já está ao alcance do público de todo o País. Vencedor do 8º Concurso FNLIJ Tamoios de Textos de Escritores Indígenas, Roni é oriundo do povo maraguá e conta numa narrativa emocionada, o passado e o presente da vida dos índios de sua tribo, uma das poucas de origem Aruak no Baixo Amazonas.

Em “Olho d’água – O caminho dos sonhos”, o escritor lembra dos “tempos de paz”, quando corriam à vontade pelas florestas, exerciam livremente seus costumes e tradições. O texto que virou livro deixa claro a noção de sustentabilidade do povo maraguá que tirava da terra o próprio sustento com o respeito e o cuidado devidos. Além disso, Roni resgata costumes, valores e tradições aprendidos com os mais velhos.

Em determinado momento da leitura, chega-se aos “tempos de mudança”, com a vinda do homem branco. Roni Wasiry Guará destaca a devastação, as doenças, a miséria, a descaracterização e a degradação da vida dos povos indígenas.
Com uma linguagem simples e comovente, o escritor não apenas mostra cenas e traços da cultura indígena, mas também provoca reflexão sobre a liberdade e a responsabilidade de cada um para com o planeta e a natureza.

FONTE: Portal Amazônia.

Sobre o autor:

Rosy Wasiry Guará ja viajou o Brasil participando de congressos sobre a valorização dos povos indigenas

Roní Wasiry Guará.

Sou como o suave canto do vento.

Pertenço ao Povo Indígena Maraguá, um dos poucos de origem Aruak no Baixo Amazonas.

Sou natural do Paraná do Ramos, no Amazonas. Moro na pequena cidade de Boa Vista do Ramos-AM. Nosso povo habita a pequena área indígena Maraguapajy, o País dos Maraguás, no município de Nova Holinda do Norte. A área abriga pessoas de três etnias: Saterê-mawé, Parintintin e Maraguá.

Sou professor da escola CFR – Casa Familiar Rural, que trabalha com questões voltadas ao Desenvolvimento Sustentável, à Preservação do Meio Ambiente, ao Manejo Florestal e a Técnicas Agrícolas, um ensino diferenciado. Sou formando em Pedagogia Intercultural Indígena. Palestrante sobre temas indígenas, também trabalho como radiologista na cidade onde moro.

FONTE: Grupo Autêntica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s