POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

logo

Em 22 de abril de 1994 foi fundado o Instituto Socioambiental (ISA), que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. O ISA foi criado “com o objetivo de defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos dos povos indígenas do Brasil.

O ISA desenvolve programas e campanhas em parceria com diversas outras organizações, e é uma instituição de referência na temática socioambiental no Brasil.

kayapo_5

Imagens de uma aldeia Kaiapó. Crianças brincam na aldeia. Foto: Gustaaf Verswijver, 1991. Fonte: Povos Indígenas no Brasil.

Entre seus fundadores, destacam-se importantes nomes da antropologia brasileira, como Carlos Alberto Ricardo, Eduardo Viveiros de Castro e Isabelle Vidal Giannini” (WIKIPEDIA).

Um dos frutos desse projeto foi o site POVOS INDÍGENAS NO BRASIL, que é uma referência importantíssima para todos que buscam conhecer nossos povos que ainda preservam a cultura ancestral.

Na descrição do site encontramos as seguintes informações:

O programa Povos Indígenas no Brasil é a herança mais sólida que o ISA recebeu do CEDI (Centro Ecumênico de Documentação e Informação). A conformação desse trabalho remonta ao início dos anos 70. No auge da ditadura militar, o lançamento do Plano de Integração Nacional pelo governo brasileiro implicou a implantação de projetos econômicos e estradas na Amazônia, assolando territórios de povos indígenas ainda isolados da sociedade nacional. Naquela época, a situação dos índios era desconhecida por parte da opinião pública, do Estado implementador de políticas públicas e da própria antropologia, cujos especialistas dispunham de informações desatualizadas, parciais e desiguais sobre um arco reduzido de povos indígenas da Amazônia.

Foi nesse contexto que começou a se consolidar uma extensa rede de colaboradores, voluntários, não só para “colocar os índios no mapa do Brasil”, mas também para apoiá-los em seus projetos. São pesquisadores, indigenistas, missionários, índios, médicos, jornalistas, fotógrafos, entre outros, que seguem apoiando o ISA nas atividades para dar visibilidade aos povos indígenas por meio de informações qualificadas.

guarani_mbya_1

Índia da Comunidade Guarani Mbya de Bracuí, em Angra dos Reis (RJ). Foto: Milton Guran/Agil, 1988. Fonte: Povos Indígenas no Brasil.

Em 2012, o site Povos Indígenas no Brasil – parte do portal do Instituto Socioambiental (ISA) – com informações sobre os povos e a temática indígena, completou 15 anos.

Criado com o propósito de reunir verbetes com informações e análises de todos os povos indígenas que habitam o território nacional, além de textos, tabelas, gráficos, mapas, listas, fotografias e notícias sobre a realidade desses povos e seus territórios, este site vem sendo, no decorrer destes anos, repensado e aprimorado por diferentes parceiros e colaboradores do programa Povos Indígenas no Brasil.

Assim, o Povos Indígenas no Brasil é uma incrível fonte de pesquisa, que reúne informações muito ricas a respeito da cultura, do conhecimento, das tradições e das dificuldades que esses brasileiros, que ainda preservam a riqueza cultural da nossa terra, vivem no seu dia a dia.

A partir do site também foi criado um novo projeto, o Povos Indígenas no Brasil Mirim, voltado para o público infantil.

logo-pt-br

Para mais informações visite o site Povos Indígenas no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s