OS NOVOS AMIGUINHOS

ENTREVISTA COM MARCIO BIASOLI

dsc04895

Marcio Biasoli no lançamento do livro Pitna-net, a Internet dos bem-te-vis.

A série Os Novos Amiguinhos é uma obra “que procura passar aos pequenos leitores ensinamentos de humildade, simplicidade e respeito” (CONTROLLAB). O autor da obra é Marcio Mendes Biasoli, que demonstra grande orgulho e respeito pela ancestralidade indígena através das histórias contadas na série. As ilustrações são de Marcelo Tiburcio.

O primeiro livro da série é As aventuras da indiazinha Tiça. A indiazinha Tiça é uma homenagem do autor à sua neta, Gabriela; e em outras aventuras conhecemos também o personagem Luçá, inspirado no neto Lucas.

As histórias são lindas e, com certeza, agrada ao público infantil. Noções de respeito à Natureza, valorização da cultura ancestral, fraternidade e simplicidade é o que podemos encontrar nessa obra; valores dos quais nossa sociedade tem se mostrado muito carente em nossos tempos.

O autor nos concedeu uma entrevista, em que explica um pouco mais sobre a idealização da obra e nos informa que os livros não são vendidos, pois “nosso intuito é apenas divulgar a cultura indígena e incentivar o hábito de leitura. Os livros são distribuídos gratuitamente em hospitais infantis de tratamento de câncer e leucemia,  em feiras, creches, escolas e outros locais voltados para o público infantil” (BIASOLI).

Leia agora a entrevista com Marcio Biasoli sobre a série Os Novos Amiguinhos.

PINDORAMA – Como surgiu a ideia de criar os livros da série Os Novos Amiguinhos?

BIASOLI – Minha maior motivação foram meus netos: Gabriela e Lucas. Os principais personagens da coleção, Tiçá e Luçá, foram inspirados nos dois.

Queria, de forma lúdica, chamar a atenção deles e de seus amiguinhos para o legado indígena deixado para a nossa sociedade e ressaltar a importância de conviver em harmonia com a natureza e o respeito ao próximo.

Por outro lado, também era meu desejo deixar para eles alguns registros de nossas raízes familiares, pois atualmente temos pouco tempo para contar histórias dos nossos antepassados. Esse hábito, que era tão comum no passado, foi se perdendo com a transformação social. Assim, os livrinhos passaram também a ser um instrumento importante para deixar esse registro  familiar para os meus netos.

PINDORAMA – Qual foi a razão que o levou a criar histórias ligadas à cultura tupi-guarani?

BIASOLI – Queria valorizar a cultura indígena, mitos e lendas brasileiras, além de tratar de outros temas históricos, sociais e culturais que influenciaram a origem de nosso povo brasileiro.

Outro aspecto que, sem dúvida, também influenciou a escolha da temática foi que a  minha bisavó era  filha de uma índia .

PINDORAMA – No blog da série podemos ver que os livros já estão traduzidos para outras línguas, como tem sido a receptividade das obras em outros países?

BIASOLI – Essa distribuição ainda é de forma muito “caseira”. Amigos que têm parentes e outras relações fora do Brasil levam alguns exemplares quando viajam e o retorno é sempre positivo. As crianças gostam muito!

PINDORAMA – Caso queira, fique à vontade para fazer suas considerações finais.

BIASOLI – Não vendemos os livros, nosso intuito é apenas divulgar a cultura indígena e incentivar o hábito de leitura. Os livros são distribuídos gratuitamente em hospitais infantis de tratamento de câncer e leucemia,  em feiras, creches, escolas e outros locais voltados para o público infantil.

capatic3a7a

Os livros estão disponíveis em formato digital no blog Os Novos Amiguinhos.

Anúncios

Um comentário sobre “OS NOVOS AMIGUINHOS

  1. Pingback: Os “Novos Amiguinhos” São Destaque no Blog Pindorama | Os Novos Amiguinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s