EDUARDO NAVARRO: Tupi Antigo

eduardoEDUARDO DE ALMEIDA NAVARRO

Na área de pesquisa, não podemos deixar de falar do Prof. Eduardo de Almeida Navarro, que tem contribuído muito para a preservação da nossa Língua Clássica, o Tupi Antigo.

Eduardo Navarro é autor das obras Método Moderno de Tupi Antigo e Dicionário Tupi Antigo: a língua indígena clássica do Brasil. Essas obras são de grande importância para a divulgação e preservação do conhecimento da Língua ancestral, que tem forte influência ainda hoje em nossa maneira de nos expressarmos através da fala. Antes das obras de Navarro, o que se tinha eram poucos trabalhos, difíceis de serem encontrados e que muitas vezes mais confundiam o estudante do que ensinavam. Com o método do Prof. Navarro, o estudante tem uma base segura de informações para, posteriormente, prosseguir com seus estudos sobre essa herança cultural; o que tem atraído muitos curiosos e especialistas em línguas antigas. Até grupos de estudantes de Tupi Antigo já contam com um número expressivo de participantes no Facebook. Também foi através do trabalho do Prof. Navarro que um projeto muito importante para a divulgação da cultura indígena surgiu, pois suas obras foram a base para as composições da banda Arandu Arakuaa, que gravou seu primeiro CD, Kó Yby Oré, em Tupi Antigo.

Quem não dispõe de meios para adquirir as obras, e tem acesso à internet, ainda conta com outra opção para começar a aprender o Tupi Antigo, pois a USP disponibiliza uma página com as noções tupiantibásicas da Língua Clássica, e também do Nheengatu, a Língua Geral.

Segue a introdução do curso na página da USP, organizada pelo Prof. Navarro, e um breve currículo desse pesquisador que merece todo o reconhecimento e respeito da sociedade brasileira.

CURSO ELEMENTAR DE TUPI ANTIGO E LÍNGUA GERAL (NHEENGATU)

INTRODUÇÃO AO TUPI ANTIGO

 

Nós nos propomos, aqui, a ensinar-lhe, de modo correto, o Tupi Antigo, a língua indígena clássica do Brasil, a velha língua brasílica dos primeiros dois séculos de colonização do nosso país. Você aprenderá os fundamentos da língua Tupi e conhecerá onde ele está presente na língua portuguesa e na geografia do Brasil.

 

Infelizm3000_Dicionario de Tupiente há cursos sem a mínima seriedade, que ensinam Nheengatu da Amazônia como se fosse Tupi Antigo, de envolta com o Guarani paraguaio. Tudo isso mais confunde os alunos que os ensina. Ora, estudar Tupi Antigo exige a mesma seriedade científica que exige o estudo de qualquer outro idioma. Assim, antes de tudo, é importante que certos conceitos fiquem bem claros para quem começa a estudar essa língua.

 

CURRÍCULO CNPq

É licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1984), bacharel em Grego pela Universidade de São Paulo (1995), mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1991) e doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor associado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, tendo experiência no ensino e na pesquisa do Tupi Antigo, da Língua Geral Amazônica colonial, do Nheengatu e da literatura do Brasil colonial.

ANTONIO ABUJAMRA ENTREVISTA EDUARDO NAVARRO NO PROGRAMA “PROVOCAÇÕES”.

Anúncios

5 comentários sobre “EDUARDO NAVARRO: Tupi Antigo

  1. Pingback: ARANDU ARAKUAA – A Sabedoria dos Movimentos do Céu | PINDORAMA

  2. O professor dr. Eduardo Navarro, além de ser um grande erudito, o maior tupinólogo da atualidade presta grandiosa contribuição para a história e cultura do nosso país. Suas obras e seu empenho em fortalecer a cultura indígena e brasileira é atitude exemplar para seus discípulos que dentre os quais, eu sou o menor, porém sou um dos maiores admiradores desse grande especialista. Tupã tekobé-katu tome’eng endébe, Eduardo Navarro gûé.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s