ARANDU ARAKUAA – A Sabedoria dos Movimentos do Céu

Arandu-Arakuaa-por-Neide-HostemannGrande parte da cultura dos povos nativos brasileiros traz em seus mitos, cerimônias e filosofias (ligadas à Tradição do Sonho, do Sol e da Lua) um conjunto de práticas e ensinamentos que fizeram parte do ciclo de Tupã. E foi no início desse ciclo que o Ayvu Rapyta foi disseminado entre os futuros Tupinambá e Tupy-Grarani.

Para entender o que é o Ciclo de Tupã torna-se necessário saber que os anciães da raça vermelha detinham uma ciência, a que chamamos “Arandu Arakuaa”, que significa “A Sabedoria dos Movimentos do Céu”, que trata da lei dos ciclos da Terra, do Céu e do Homem.

Dessa forma Kaká Werá Jecupé define o conceito do Arandu Arakuaa em sua belíssima obra A terra dos mil povos; e foi a partir dessa leitura que um jovem nascido no interior do Estado do Tocantins se sentiu tocado pela sabedoria ancestral e deu forma a um sonho antigo, compartilhado por vários jovens no mundo todo, o de formar uma banda.

Elizandio de Aquino Marinho, mais conhecido por seu nome artístico, Zândhio Aquino, é o idealizador, compositor e guitarrista da banda Arandu Arakuaa, do Distrito Federal; uma banda que utiliza o Rock Pesado como base para divulgar a cultura indígena brasileira; sua história, sua riqueza e sua sabedoria.

unnamed

Zândhio Aquino

Através de melodias perfeitas, que mesclam o Metal tradicional com elementos típicos da cultura brasileira, a banda Arandu Arakuaa inovou a música nacional resgatando nossa verdadeira raiz. Ousaram também na escolha do idioma com o qual compuseram as letras do primeiro álbum, Kó Yby Oré, pois utilizaram nossa Língua Clássica, o Tupi Antigo; tão exaltado pelo famoso linguista Eduardo de Almeida Navarro.

Zândhio iniciou os trabalhos da banda em 2008, porém só veio a ter uma formação sólida a partir de janeiro de 2011 com Nájila Cristina no vocal, Adriano Ferreira na bateria e Saulo Lucena no baixo. Desde então a banda vem trilhando o difícil caminho que toda banda independente conhece; mas pela qualidade e sinceridade de seu trabalho, a Arandu Arakuaa tem recebido o apoio do público e o reconhecimento de outros artistas. Sua fã page, Fãs Arandu Arakuaa, reflete o interesse dos fãs da banda, não só pela música, mas também pela temática explorada em seu trabalho.

Em sua trajetória a banda já participou da trilha sonora de um desfile da marca ErreNove na 7ª edição do Paraná Business Collection, do estilista Thiago Paes; já lançaram três vídeo clipes, produzidos por Caio Cortonesi, dos quais se destaca o vídeo da música Gûyrá, que já conta com mais de 30.000 acessos no YouTube. Fizeram várias apresentações, algumas que merecem destaque como o Festival Porão do Rock, que aconteceu esse ano em Brasília; festival que contou com a participação de vários músicos de destaque no cenário do Rock Nacional e Internacional. A Arandu Arakuaa também tem recebido convites para participações especiais em álbuns de outros artistas, como é o caso da banda ACLLA, que lançará seu próximo CD dedicado à temática indígena, o álbum Pindorama.

A Arandu Arakuaa surge no cenário musical brasileiro de forma livre e autêntica; é uma banda que expressa a verdadeira arte, a que vem da alma, talvez por isso agrade a um público bem diversificado; e é só questão de tempo para que esses bravos guerreiros levem o que há de mais rico e autêntico em nossa cultura ancestral para os quatro cantos do mundo.

Imagem1

Nájila Cristina e Adriano Ferreira – Porão do Rock 2014 – DF.

Mais informações na página oficial da banda no Facebook: Arandu Arakuaa. Segue o vídeo clipe da faixa Guyrá, do CD Kó Yby Oré, que pode ser ouvido na íntegra no SoundCloud.

Sem título2

Clique na imagem para assistir ao clipe

GÛYRÁ
(Zândhio Aquino)

Kûeî îasy
Kûeî îasy îub
Kûeî îasy
Îasy o-mosykyîé
Kûeî îasytatá
Kûeî îasytatá îub
Kûeî îasytatá
Berab ybaka-pe
O-nhan gûyrá hooo
O-bebé gûyrá hooo
O-byr ybyra-pe
O-nhan gûyrá hooo
O-bebé gûyrá hooo
O-bebé ybaka-pe

Xe r-oryb, nh~ur r-upi a-guatá
A-î-potar ma’~e ybaka resé
Xe guainumbi, xe taperá un
Îandé îa-bebé eté
Xe arara oby, xe güiranheenguentá
Îandé îa-nhe’engar eté
O-‘ar pytuna-ne
O-‘ar pytuna-ne

Ybaka r-asapa
Ybaka s-oby
Nde r-eîá
T’a-só-ne! T’a-só-ne!
Ybytyra supé
T’a-só-ne! T’a-só-ne!

O-nhan gûyrá hooo
O-bebé gûyrá hooo
O-byr ybyra-pe
O-nhan gûyrá hooo
O-bebé gûyrá hooo
O-bebé ybaka-pe
O-nhan gûyrá hooo

TRADUÇÃO

Aquela lua
Aquela lua amarela
Aquela lua
A lua foge
Aquelas estrelas
Aquelas estrelas amarelas
Aquelas estrelas
Brilham no céu

Corra pássaro
Voa pássaro
Erga-se na árvore
Corra pássaro
Voa pássaro
Voa no céu

Eu sou feliz, ando pelos campos
Quero que olhes para o céu
Sou o beija flor, sou a andorinha preta
Nós voamos muito
Sou a arara azul, sou o pássaro cantador
Nós cantamos muito
Cairá a noite
Cairá a noite

Atravessando o céu
O céu está azul
Deixando-te
Ei de ir! Ei de ir!
Para as montanhas
Ei de ir! Ei de ir!

Corra pássaro
Voa pássaro
Erga-se na árvore
Corra pássaro
Voa pássaro
Voa no céu
Corra pássaro

Anúncios

3 comentários sobre “ARANDU ARAKUAA – A Sabedoria dos Movimentos do Céu

  1. Pingback: EDUARDO NAVARRO: Tupi Antigo | PINDORAMA

  2. Pingback: NOVO CD DA ARANDU ARAKUAA. | PINDORAMA

  3. Pingback: Arandu Arakuaa: Descrição faixa a faixa do álbum Kó Yby Oré. | Cultura BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s