Shaneihu Yawanawá

5238381065_4387807bfc_zArtistas indígenas começam a deixar as aldeias e levam, através de sua arte, a cultura de seus povos para todo o Brasil. Dentre esses artistas, um nome começa a se destacar, é Shaneihu Yawanawá, que através de composições maravilhosas tem divulgado a História de seu povo, os yawanawá, com uma musicalidade singular e composições que contam com letras em sua língua ancestral.

 Ele lança seu primeiro CD, Kanarô, em agosto de 2014.

Segue uma breve biografia de Shaneihu Yawanawá.

Shaneihu Yawanawa nasceu nas cabeceiras do rio Gregório, próximo à fronteira do Acre com o Peru. Filho do líder Yawanawa Biraci Brasil (Nixiwaka) e neto do pajé Yawarani, um dos curandeiros mais antigos de sua tribo vem acompanhando, desde sua infância os trabalhos espirituais realizados pelo seu povo. Há três anos promove trabalhos de cura através dos cantos e das medicinas da floresta. Além dessas práticas espirituais, desde 2005 desenvolve também seu trabalho artístico musical com a finalidade de difundir a cultura Yawanawa. (Festival Varadouro)

Em fevereiro é lançado seu primeiro vídeo clipe, evento que a Rádio Yandê divulgou muito bem.

O músico acreano do povo Yawanawá vem conquistando fãs no Brasil e no mundo com sua música, Shaneihu Yawanawa, de 30 anos, já realizou dezenas de shows em festivais, teatros, bares e até na Rússia. Na última sexta- feira (14), foi disponibilizado na rede o vídeo clipe com a música Kane Kanaredo álbum “Kanarô”, primeiro do cantor.

Shaneihu é filho do Cacique Biraci Brasil Nixiwaka, da T.I Rio Gregório. Ele é graduando em administração com previsão de formatura para esse ano e faz parte da Cooperativa Yawanawá (COOPYAWA). O jovem entende o compromisso com seu povo e acredita que os artistas indígenas têm muito a mostrar por meio das artes, também incentivando outros povos a valorizar sua cultura.

“CD Kanarô, representado pela Arara amarela, simboliza pássaro mensageiro. As músicas são todas composições minhas, cantando na língua Yawanawá. Uma forma de incentivar os jovens a falar sua língua, especialmente os Yawanawá.”, ressaltou Shaneihu.

Sua banda é formada por outros cinco músicos não indígenas, com participação de mais duas pessoas no álbum, finalizado com o apoio do Fundo Municipal de Cultura do Acre. Kanarô é saudade no idioma Yawanawá, que faz parte do tronco linguístico Pano, o canto da saudade que traz uma mensagem de esperança e paz para o coração dos seres. (Blog do Anápuáka)

Seguem algumas faixas do CD Kanarô e o belíssimo vídeo clipe de Shaneihu Yawanawá.

Tarawaka Yura saite

Yura saite

Ui saite

Sem título

Shaneihu Yawanawá – KÊNE KÊRANE – Video CLIPE Oficial – CD Kanarô

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s