Festival de Cirandas de Manacapuru

Guerreiros-MuraAssim como o famoso Festival de Parintins, o Festival de Cirandas de Manacapuru também é uma manifestação artística que preserva o folclore nacional. Com temas sobre as lendas do Amazonas, o festival contribui com a riqueza da diversidade cultural do Brasil, apresentado temáticas que remetem à cultura ancestral.

Segue uma breve descrição do Festival.

O Festival de Cirandas de Manacapuru é uma festividade cultural do município de Manacapuru, no Amazonas.

Considerado a segunda maior festividade folclórica do interior do Amazonas, o festival de cirandas de Manacapuru é promovido pelas Cirandas Grêmio Recreativo Flor Matizada, Tradicional, e Grupo Recreativo e Folclórico Guerreiros Mura.

O 1° Festival de Ciranda como competição foi realizado em 1997, na gestão do prefeito Ângelus Figueira. Foi a partir deste ano que a manifestação tornou-se parte da cultura e tomou status de manifestação folclórica. O “Cirandódromo”, construído pela prefeitura para sediar os eventos do festival, localiza-se no Parque do Ingá. Os grupos de ciranda apresentam, em geral, temas populares e a história da origem das lendas, com novas músicas e ritmos. O festival é o mais reconhecido do interior do Amazonas, com transmissão da mídia da capital Manaus e com grande popularidade nos municípios próximos.

A ideia inicial da Ciranda em Manacapuru partiu do professor José Silvestre do Nascimento Souza, que após aceitar uma proposta de criação de um “cordão folclórico” do diretor do colégio Comercial Sólon de Lucensa de Manaus para sua escola. Silvestre inicialmente teria tentado ensinar diversas variedades folclóricas aos alunos daquele colégio, sendo que por ultimo ensinou a “Dança da Ciranda” que foi chamada primeiramente de “Ciranda de Tefé”.

Então, no começo da década de 80, orientado pelo próprio Silvestre, a professora Perpétuo Socosso de Oliveira levou a dança brincante pro município de Manacapurú e por láfundou a Flor Matizada, ligada à Escola Estadual de Nossa Senhora de Nazaré. Com grandioso sucesso, logo foram fundadas as agremiações de outras escolas: Guerreiros Mura(Escola Estadual José Mota) e Ciranda Tradicional(Escola Estadual José Seffair).

Fonte:Festival de Cirandas de Manacapuru

Sem título

Ciranda Tradicional 2013 – Cordão de Entrada: Iepê – A Origem do Rio Manacapuru

Anúncios

Um comentário sobre “Festival de Cirandas de Manacapuru

  1. Pingback: GUERREIROS MURA | PINDORAMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s