PINDORAMA

praia-palmeiras-low1

 A História do Brasil é conhecida por nós através da Escola, da mídia e através de nossos pais, avós e todos com quem convivemos, mas o que sabemos sobre a História antes da chegada dos povos europeus em nossas terras; ou seja, sobre a História de Pindorama?

Pindorama era como nossa terra era chamada pelos povos de origem tupi que aqui viviam. A pindó, palmeira, aparece nos mitos tupi-guarani como uma árvore dos tempos ancestrais, uma árvore do tempo em que os deuses estavam organizando o universo e povoando a Terra com inúmeras criaturas. Quando o povo tupi ancestral chegou aqui, chamou essa terra de Pindorama, Terra das Palmeiras; isso implica em dizer que esse povo via essa terra como sagrada, antiga; uma terra que abrigou os seres originários e os próprios deuses. Vale ressaltar que o povo tupi não foi o primeiro a habitar essa terra, aqui já viviam vários povos, de etnias diferentes, quando os tupi chegaram trazendo sua cultura baseada no culto do Sol e da Lua. O povo tupi chamou esses povos de tapuy-ú – tapuia – que podemos traduzir como “bárbaro”; ou, os que não falam tupi.

Assim, Pindorama tem uma história rica, cheia de mistérios e com certo toque de “magia” devido às crenças que eram compartilhadas pelos povos que aqui viveram no passado; povos que viam o Espírito em tudo que existe, que acreditavam na origem divina da humanidade e que buscavam encontrar o caminho para a Ywy Mara Eÿ, a Terra Sem Mal.

Vamos tentar contar um pouco dessa história. Convidamos você a viajar no tempo e apreciar os primeiros desdobramentos de Ñamandu, que geraram os primeiros seres e corpos celestes; e então conhecer os filhos de P’ai, o Sol, e Guyrapepo, a Lua; os dois ancestrais mais antigos do povo tupi-guarani; e a partir daí, veremos um pouco da história dos povos que mantinham vivas em Pindorama as tradições do sol, da lua e do sonho…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s